sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Olha, não sou o único...

Retirado daqui.

"Absurdo.

Esta palavra sintetiza o que penso sobre o castigo aplicado a Aimar por ter simulado uma grande penalidade.

De acordo com a argumentação da Comissão Disciplinar da Liga, a simulação do argentino só lhe valeu uma multa (e não jogos de suspensão) porque o lance não teve influência no resultado.

No passado, a CD da Liga puniu uma simulação (segundo sustentou...) de Lisandro com jogos de suspensão.

Para quem ajuíza, o comportamento de ambos os jogadores foi similar: enganaram o árbitro. A diferença esteve no marcador.

O absurdo, do meu ponto de vista, não está na actuação da Comissão Disciplinar, mas sim nos regulamentos que os clubes aprovam.

O que tem de ser ajuizado e punido é o comportamento do jogador, não o efeito que ele teve.

Se a Comissão Disciplinar entendeu que Lisandro e Aimar simularam, então o castigo deveria ser idêntico. Mas os regulamentos permitem, legitimamente, estabelecer uma diferença que torna tudo subjectivo.

Nunca saberemos qual foi a exacta importância do golo do Benfica que resultou da simulação. A CD acha que foi escassa. Mas é possível argumentar em sentido contrário.

Não é de hoje que penso assim: os regulamentos são complexos porque no fundo ninguém está disponível para fazer o que é preciso: eleger a Comissão Disciplinar, confiar em quem a compõe e deixá-la trabalhar.

Com erros e exageros, é certo, mas prefiro mil vezes a visão que a UEFA tem da justiça desportiva aplicada ao jogo do que este tão português rendilhado de artigos e alíneas que baralham e permitem a sombra."

11 comentários:

Unknown disse...

Sabes quem é que introduziu essa lei para votação na Liga? E sabes qual foi o único clube a votar contra?

A mesma coisa se passa com o caso Hulk e Sapunaru, sabes quem pediu para o tempo de suspensão preventiva passar de 20 dias (acho que era o máximo antes), para indeterminado? E mais uma vez qual o único clube a votar contra?

Engraçado que agora quem se queixa é precisamente quem queria as leis!

Unknown disse...

Off topic...
O petróleo continua a jorrar para os lados das Antas, agora são mais 6 milhões pelo Kléber!

João Dantas disse...

Certamente, não fui eu quem introduziu essa lei... Portanto, acho que me posso queixar à vontade...


E, off topic... O petróleo não precisa de jorrar, já te expliquei:

Lucho, Lisandro, Ibson, Cissokho, Paulo Machado, entre tantos outros... Dão muitos milhões...

Vocês venderam o Katso por 2 milhões e reforçam-se com 50 milhões...

Isso, sim, é petróleo...

Salvador Rodrigues disse...

Já agora gostava que me explicasses o porquê das agressões dos jogadores Ney e Mossoró, no estádio Axa, não terem sido punidas, não terem originado sumaríssimos, não ter levado a suspensões, ao contrário do que sucedeu com o Cardoso.

Quanto ao petróleo, é incrível a tia que se tece. Como se fosse possível injectar dinheiro ilegal numa SAD cotada em bolsa e que é controlada pela CMVM. Aposto que não foram ver quanto é que a Sagres avançou pela publicidade em todos os equipamentos de todas as equipas; não foram ver quanto é que o Benfica alienou dos passes dos jogadores para o Fundo. Claro que quando forem vendidos rendem menos, mas para já, estão cá a ajudar. Aliás a recente compra do Kléber, para além dos 5 milhões, envolve 75% do passe do Farias.

João Dantas disse...

Em relação à primeira questão, o Cardozo foi tão castigado quando o Moisés (julgo eu) ... Ou seja, aqueles jogadores que foram identificados pelo árbitro...

Como o recurso às imagens não é válido, não percebo porque deveriam o Ney ou o Mossoró ser expulsos...


No que diz respeito ao petróleo, os benfiquistas agora estão todos contentes porque o Sporting e o Porto estão a gastar dinheiro e já podem responder à boca do Pinto da Costa... Mas, como toda a gente sabe, o Porto é dos clubes que mais jogadores vende para os grandes campeonatos europeus e dos que mais dinheiro ganha...

Já o Benfica... Precisa sempre de uma operação coração, seja ela dos portugueses, dos angolanos, de chineses que nunca apareceram, de madeirenses ricos, etc...

João Dantas disse...

Parece que o Kléber custou tanto como o Jara...

Artur Matos disse...

Estranho era seres o único ... O que não faltam por esse país fora são pessoas que não conseguem ser imparciais......... Mesmo assim demoraste a encontrar alguem com a mesma visão que tu....
A melhor coisa que tinhas a fazer após a primeira réplica ao post (sobre as votações)era retirá-lo....tirou-te a credibilidade. Podes não ter sido tu a votar mas foram os teus representantes escolhidos por maioria..... Se tomas o partido deles quando tomam decisões que te agradam não podes agora afastar-te quando não te interessam.

João Dantas disse...

"Representantes" ?!

Ninguém me representa... Eu sou portista e a instituição está acima de qualquer individualidade!

Não votei neles, não lhes dou dinheiro, não lhes peço para me representarem...

Apenas lhes peço que façam o que têm vindo a fazer nos últimos vinte anos - ganhar, ganhar bem e ganhar muito!

Unknown disse...

É só manobras manhosas! Braaaaaga!!!

www.slbenfica.pt disse...

Não, não és o único.

Tal como já foi dito, o que mais há é adeptos do 2.º maior clube português, o Anti-Benfica.

Será que nunca nenhum portista se perguntou para onde foi o dinheiro das vendas de Paulo Ferreira, R. Carvalho, Maniche, Deco e tantos outros? Tantos milhões e não há petróleo?!

Não há petróleo porque se investe demasiado em marfim, fruta e café com leite!

Gomes disse...

Sabem para onde foi o dinheiro???
Para o estádio... está mais que pago!!! Enquanto o restante país e clubes andam à nora para pagar o que lhes falta dos estádios ou a tentar demoli-los!!!
Afinal quem é que faz a boa gestão??